A tenista número um do Brasil, Teliana Pereira conquistou neste domingo o maior título da carreira, ao derrotar a paraguaia Veronica Cepede Royg, por 7/6(8) 6/1, no Challenger de Medellin. Foi o 22o. trofeu de simples da brasileira, em eventos ITF, mas o primeiro de um torneio com premiação de U$ 50 mil + H, o que equivale a um torneio com premiação de U$ 75 mil. Pela conquista, Teliana marcou 100 importantes pontos no ranking da WTA em que é a 162a. colocada e ainda ganhou um cheque de U$ 11,4 mil.
» Estou muito feliz com o maior título da minha carreira. Joguei muito bem durante toda a semana. A confiança foi crescendo a cada jogo e eu senti que era o meu momento,» vibrou Teliana. » Só tenho a agradecer a todo mundo que sempre me apoiou.»
O último trofeu conquistado pela tenista nascida em Pernambuco e radicada no Paraná foi em 2013, no Challenger de Sevilha, em 2013.
«É muito bom começar essa gira de torneios no saibro com um título. Agora vou ainda mais confiante para Bogotá.»
WTA DE BOGOTÁ – Já foi sorteada a chave do WTA International (U$ 250 mil) de Bogotá que Teliana joga na sequência. Ela enfrenta na estreia, na terça-feira, a campeã de Roland Garros 2011, a italiana Francesca Schiavone, atualmente na 69a posição no ranking mundial.
O Challenger de Medellin foi o primeiro de uma série de seis torneios que a tenista brasileira disputa no saibro. Ela segue agora para Bogotá e depois para Marrakesh, Cagnes Sur Mer, Saint Gaudens e Roland Garros.
SOBRE TELIANA PEREIRA – Natural do município de Águas Belas, no sertão pernambucano, Teliana, nascida em 20/07/1988, migrou para o Paraná ainda criança. Iniciou a carreira profissional em 2005, depois de ótimas atuações como juvenil, e em 2007 deu um pulo na carreira, conquistando a medalha de Bronze no Pan do Rio, ao lado de Joana Cortez, nas duplas.
Em 2013, se tornou a primeira brasileira a alcançar a semifinal de um WTA – em Bogotá – desde 1989. Ainda naquele ano, se tornou a primeira tenista do Brasil a chegar no top 100 da WTA, desde 1990 e atingiu o seu melhor ranking, a 87a colocação.
Dentro do top 100, em 2014, Teliana conseguiu disputar, pela primeira vez na carreira, todos os Grand Slams na chave principal, chegou a ganhar uma rodada em Roland Garros.
Teliana conta com os patrocínios da Asics, CBT/Correios, Deloitte e Wilson e tem a sua carreira gerenciada pela LinkinFirm, do ex-tenista profissional Marcio Torres.