NADAL SALVO PUNTO DE MATCH, PERO ESTA EN LA FINAL EN RIO

NADAL

 

Nad

O espanhol Rafael Nadal teve de salvar dois match points, e superar um adversário inspirado para garantir um lugar na final do Rio Open apresentado pela Claro hdtv. O líder do ranking mundial e 13 vezes campeão de torneios Grand Slams sofreu por 2h46 para derrotar, de virada, o compatriota Pablo Andujar, 40º, por 2 sets a 1, com parciais de 2/6, 6/3 e 7/6 (12-10), na noite deste sábado, numa quadra central lotada do Jockey Club Brasileiro. Neste domingo, às 17h, buscará seu 62º título da carreira contra o ucraniano Alexandr Dolgopolov, 54º, que surpreendeu o cabeça de chave nº 2, o espanhol David Ferrer, por 2 sets a 0, com um duplo 6/4. O evento no Rio é o maior da modalidade na América do Sul por reunir simultaneamente um ATP 500, com premiação total de US$ 1.309.707, e uma etapa de WTA Internacional de US$ 250 mil.

Andujar, dono de dois títulos de ATP na carreira, estava em um dia inspirado, obrigando Nadal a recorrer a seus melhores golpes. No tie-break, teve chances de fechar a partida duas vezes, mas desperdiçou. Nadal, em sua quarta tentativa, conseguiu a vitória. «Não joguei bem, senti que me faltava um pouco de energia, talvez por causa da umidade. O tie-break é uma loteria e acabei sendo melhor do que ele», avaliou Nadal, que voltou a jogar no Rio de Janeiro, depois de passar algumas semanas se recuperando de um problema nas costas.

O desempenho de Andujar foi tão incrível a ponto de os torcedores gritarem seu nome também. «Foi um dos melhores jogos da minha vida, talvez o melhor. Pena que perdi as duas chances que tive para fechar. Foi muito especial ver a torcida gritando meu nome», disse o jogador de 28 anos.

Embora tenha um retrospecto favorável contra Dolgopolov – quatro vitórias em quatro jogos, a última no Masters 1000 de Madri em 2010 -, Nadal espera outro confronto duro contra o ucraniano. O 54º do mundo chegou à final vencendo três cabeças de chave, Ferrer (2º), o italiano Fabio Fognini (3º), e o espanhol Nicolas Almagro (5º). «Ele é agressivo, tem golpes fantásticos. Tenho que jogar melhor do que hoje, caso contrário, não vou ganhar», acrescentou.

Nesta temporada, Nadal foi vice-campeão do Australian Open e venceu em Doha. O ucraniano, ex-número 13 e que tem dois títulos no currículo, alcançou as quartas de final em Sydney e Buenos Aires. Contra Ferrer, de quem tinha perdido sete vezes em oito jogos, o jogador de 25 anos não se intimidou. Fez um jogo ousado, arriscou e, quando precisou, foi paciente. Campeão do ATP de Buenos Aires, na semana passada, Ferrer reconheceu a superioridade do rival neste sábado. «Ele jogou fantasticamente e me surpreendeu, teve o controle do jogo, e eu errei muito».

O ucraniano, classificado para sua sexta final na carreira, está animado com o bom momento. «Venho jogando bem nos últimos meses, e espero continuar melhorando. Tinha jogado com Ferrer várias vezes e sabia que podia vencê-lo. Estou feliz por ter conseguido», disse.

Melo e Marrero disputam decisão das duplas contra colombianos

O brasileiro Marcelo Melo joga neste domingo, a partir das 11h30, na quadra central do Jockey Club Brasileiro, a decisão de duplas do Rio Open apresentado pela Claro hdtv. Melo tenta conquistar o troféu em casa com seu parceiro, o espanhol David Marrero, contra os colombianos Juan Sebastian Cabal e Robert Farah, que derrubaram o também brasileiro Bruno Soares na semifinal.

«Gostaria muito de jogar contra o Bruno, especialmente em uma decisão, porque o clima aqui seria realmente especial, mas infelizmente não será possível. A partida contra os colombianos será muito dura, eles estão jogando bem e o resultado de sexta é prova disso», disse Melo.

Marrero não é o parceiro habitual de Melo no circuito, embora treinem juntos regularmente na temporada. O brasileiro joga com o croata Ivan Dodig, com quem foi vice-campeão de Wimbledon em 2013, e forma a terceira melhor dupla ranqueada na ATP. Marrero, número 7 do mundo, tem jogado frequentemente com seu compatriota Fernando Verdasco.

Neste ano, Melo já levantou o título do ATP de Auckland, ao lado do austríaco Julian Knowle, além de fazer a semifinal em Doha, com Dodig. Já os colombianos foram finalistas em Brisbane e em Viña del Mar, e levantaram o título do Challenger de Bucaramanga.

Após a final de duplas e antes da decisão masculina, a japonesa Kurumi Nara e a tcheca Klara Zakopalova disputam o título da chave feminine do Rio Open apresentado pela Claro hdtv. O jogo tem início marcado para às 14 horas na quadra central do Jockey Clube Brasileiro.

O Rio Open é apresentado pela Claro hdtv, além do patrocínio máster da Claro hdtv, conta com o patrocínio de Itaú, Rolex, Peugeot, Correios, Raízen, Light, TAM, TAM Viagens, Xerox, Corona, Furnas, Asics, Amil, Head, Universidade Estácio de Sá e Glanbia. Conta com o apoio do Sheraton Rio Hotel & Resort – hotel oficial, Lenovo, IMG Academy, Shopping Leblon, Perrier – água oficial, Antônio Bernardo, Artefacto, Trousseau, Rio Sol, Faberg e Jockey Club Brasileiro. Otorneio terá transmissão em HD de até seis jogos diários peloscanais SporTV e a ATP Media distribuirá o sinal dos jogos diariamente para mais de 50 países. A Prefeitura do Rio de Janeiro através da Secretaria de Turismo dará todo o apoio ao torneio. O Rio Open é Incentivado pela Lei Estadual deICMS do Governo do Rio de Janeiro por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer e chancelado pela Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), Women´s Tennis Association (WTA), Confederação Brasileira de Tênis e Federação Carioca de Tênis. Promoção IMX.

SOBRE A IMX

Criada no final de 2011, a IMX é uma holding de negócios nos setores de esportes e entretenimento e investe em conteúdos proprietários que fazem parte do calendário de grandes eventos dopaís. A empresa tem como uma de suas acionistas a americana IMG, uma empresa global de esporte, moda e mídia. A companhia possui entre seus ativos eventos em modalidades como Tênis (Rio Open, maior evento de tênis da América do Sul),Golfe (Brasil Champion, CBG Pro Tur), Vela (Volvo Ocean Race e Match Race Brasil), Esportes Radicais (Bowl Jam), Futevôlei (mundial e brasileiro 4×4), basquete (NBA), entre outros. A IMX atua também na gestão de imagem e carreira de atletas como Neymar, Thiago Silva, Rodrigo Pessoa e Gabriel Medina. Junto com Odebrecht e AEG, faz parte do Consórcio Maracanã S.A., responsável pelaadministração do Complexo do Maracanã pelos próximos 35 anos. A IMX é sócia da Rock World S.A, detentora da marca Rock in Rio, e do Cirque du Soleil, numaparceria que permitirá à empresa explorar a marca e suas diversas vertentes de negócios na América do Sul.

IMG – A EXPERIÊNCIA POR TRÁS DO RIO OPEN

IMG administra um portfólio insuperável de eventos e tenistas profissionais. A empresa possui, administra ou representa alguns dos mais importantes torneios de tênis do mundo, entre eles estão o Australian Open, Wimbledon, Sony Open, OpenBanc Sabadell, em Barcelona e o Open da Malásia, em Kuala Lumpur. Com início em 1978 pelo lendário treinador de tênis de Nick Bollettieri, o programa de Tênis da Academia IMG Bollettieri foi pioneira no conceito de ser uma «academia de treinamento de tênis» e estabeleceu o padrão para a indústria desde então. Alunos / formandos notáveis incluem Andre Agassi, Jim Courier, TommyHaas, Martina Hingis, Jelena Jankovic, Monica Seles, Maria Sharapova,SerenaWilliams e Venus Williams, Heather Watson, Vera Zvonereva, Ryan Harrison, e Kei Nishikori. IMG representa os melhores jogadores e jogadoras de tênis no mundo de hoje: as principais estrelas da era moderna, como Novak Djokovic, Maria Sharapova e Venus Williams, as futuras estrelas de amanhã, como Kei Nishikori e Ryan Harrison, e as lendas do jogo, como John McEnroe, Bjorn Borg e Monica Seles.

NOTAS RELACIONADAS

Archivos
NORBERTO MANTIÑAN HABLÓ DE GIULIANA OLMOS

BABOLAT

TIPS DE FERNANDO DALLA FONTANA

RESPUESTA DEPORTIVA

RAÚL RAMÍREZ VIDEOS CON HISTORIA

TIPS DE ADULTOS Y MAS

RESPUESTA DEPORTIVA

RESPUESTA DEPORTIVA